A nutrição exerce um papel essencial tanto na medicina moderna quanto em cirurgias, pois um bom estado nutricional é determinante para o sucesso dos procedimentos.
Uma nutrição adequada favorece a cicatrização e está associada a melhores resultados em diferentes tipos de cirurgia.
DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA A aplicação de dieta anti-inflamatória no período pré e pós-operatório de cirurgias pode potencialmente reduzir o tempo de recuperação, minimizar complicações e melhorar o resultado final.
Essa prioriza alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes, e evita alimentos inflamatórios.
ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIO:
Frutas vermelhas, como uvas e outras frutas frescas e inteiras Ômega-3, presente em peixes como salmão, sardinha, arenque, cavala, linguado e anchova; Nozes, amêndoas, castanha de caju e pistache, ricas em ômega-3 e antioxidantes Abacate; Cúrcuma, canela, orégano, páprica, cominho, pimenta preta e gengibre; Chás verde, mate, de camomila e erva cidreira; Iogurte natural, kombucha e kefir; Azeite extra virgem.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS: Alimentos com gorduras saturadas, açúcar e gordura trans; Refrigerantes e sucos adoçados; Carboidratos refinados (pão e massa branca); Sobremesas (biscoitos, doces, bolo e sorvete); Carnes processadas (peito de peru, mortadela e salsichas); Salgadinhos processados (biscoitos recheados e salgadinhos); Bebidas alcoólicas.